16/05/2013

Perigos de usar salto alto!

Que o salto alto deixa a mulher muito mais elegante é fato, mas quantas vezes estas não sofreram com um sapato assim e nesse momento puderam perceber a importância dos de se ter cuidado com os pés? O salto alto modifica as ligações dos pés com outras partes do corpo e, com o uso contínuo, a estrutura do corpo também. O que o faz ser prejudicial é o seu uso excessivo e a falta da prática de exercícios que aumentam a oxigenação dos tecidos e minimizam os efeitos do salto, tanto para as pernas, quanto para a coluna.
Salto alto deixa a mulher mais elegante. Foto:saudeemulher.wordpress.com



Nos tipos de salto o mais prejudicial são os saltos altos acima de 6 centímetros, visto que quanto maior o salto maior é a pressão que o corpo exerce sobre os pés, isso é agravado se o tipo do sapato é de ponta fina em que os dedos são pressionados àquele formato, se deformando. O uso dos saltos altos cria joanetes, faz aumentar a pressão na ponta dos pés, agrava problemas que já existem, retrai a musculatura da panturrilha, atrofia o tendão de Aquiles e ainda prejudica a coluna, muitas vezes modificando sua estrutura, ocasionando prejuízos ao andar. 

O uso do salto alto prejudica o caminhar. Foto:popgirl.blogtv.uol.com.br


Os tipos plataforma trazem menos prejuízo à saúde porque elevam a parte anterior do pé, não havendo a sobrecarga de peso, possibilitando assim, ganhar altura e diminuindo o grau de contração da panturrilha. Mas, deve-se ter cuidado com as torções no tornozelo, visto que este tipo de salto não é apropriado a terrenos acidentados porque prejudica o equilíbrio e aumenta a chance de torções. Também há o risco de má circulação sanguínea, pois este salto deixa o pé menos flexível impossibilitando o movimento dos músculos responsáveis pelo retorno do sangue. Da mesma maneira é o salto Anabela que também não será muito prejudicial se o peso for distribuído corretamente pela planta do pé.

Plataforma e Anabela são alternativas menos prejudiciais aõ salto alto. Foto:Reprodução



Muitas mulheres reclamam que depois de utilizar por muito tempo o salto alto sentem dor ao trocá-lo por um mais baixo. Uma dica para amenizar os prejuízos do uso do salto alto é alternar os dias, ou períodos em que você os usa, com saltos mais baixos. Unido à prática de exercícios isso faz com que os músculos não se atrofiem porque não se acostumam com um tipo específico de salto, lembrando que saltos de 3 a 5 cm não apresentam prejuízos eminentes à saúde. A melhor escolha é consultar um especialista visto que este avaliará o seu quadro físico e lhe indicará o tipo de calçado correto para a sua estrutura óssea. 


Fonte: http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~18640~n~perigos+de+usar+salto+alto.htm

0 comentários:

Sobre Nós

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Lari Castro, Lari PG e Letícia

Postagens

Visitantes

contador gratuito de visitas

Seguidores

Nosso blog é:

All Copyrights © Reserved. Tecnologia do Blogger.